Julho 22, 2024
Mulher saúdável comendo frutas antioxidantes. Ótima maneira de como aumentar a imunidade.

Para termos saúde e ficarmos menos susceptíveis a doenças, é fundamental mantermos o sistema imunológico em funcionamento pleno. Confira 8 dicas valiosas e eficazes de como aumentar a imunidade.

Compartilhe nas redes

Índice de conteúdos

O que é o sistema imunológico?

Antes de iniciarmos o tema central deste artigo, é importante entender o que é o sistema imunológico.

O sistema imunológico, conhecido também como imunitário, é o conjunto de proteínas, células, tecidos e órgãos que agem protegendo o corpo contra agentes externos que causam alergias, infecções, câncer e doenças no geral.

Como manter o sistema imunológico funcionando corretamente?

A chave para manter nosso sistema imunológico fortalecido e ficarmos protegidos de doenças é adotarmos hábitos de vida saudáveis, com boa alimentação, exercícios regulares e medidas que evitem o estresse.

Neste artigo, traremos 8 dicas valiosas e bem eficazes de como aumentar a imunidade, baseados nos 3 pilares que citamos acima. Continue com a gente e tenha mais saúde!

8 dicas de como aumentar a imunidade.

1. Alimente-se de forma saudável.

Alimentos fontes de vitaminas A, C, D, E, minerais zinco e selênio e ácidos graxos ômegas 3, 6 e 9, contribuem para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Seja por participarem do processo de formação das células de defesa, seja pelo efeito antioxidante que possuem, nos protegendo da ação de radicais livres e nos prevenindo de doenças. 

A OMS recomenda o consumo diário de 400g de alimentos ricos nestes nutrientes.

Além dos nutrientes acima, existem diversos outros com notável ação antioxidante, como o betacaroteno, os flavonoides e os polifenóis.

O consumo regular de fibras, águaprobióticos também é essencial para a manutenção da imunidade em alta, pois contribuem para a regulação da microbiota intestinal, nos mantendo protegidos de doenças.

Todos os alimentos que citaremos abaixo são riquíssimos em diversos nutrientes que mencionamos acima, e constituem uma excelente forma de como aumentar a imunidade.

1.1. Frutas diversas.

Frutas ricas em antioxidantes, como mamão, abacaxi, uva e frutas cítricas.Frutas ricas em antioxidantes, como mamão, abacaxi, uva e frutas cítricas.

1.2. Legumes e Vegetais.

Legumes diversos

1.3. Carnes, ovos e laticínios.

1.4. Probióticos.

Alimentos probióticos equilibram a microbiota intestinal, nos ajudando a ficarmos livres de doenças.

Alimentos probióticos são aqueles que contêm leveduras ou uma cultura de bactérias benéficas que contribuem para melhora da digestão e regulação da microbiota intestinal, auxiliando na prevenção de doenças.

Exemplos de probióticos.

2. Tome sol todos os dias.

O sol é a nossa principal fonte de vitamina D, fundamental para o correto funcionamento do sistema imune.

Para suprir as necessidades diárias da vitamina, é importante tomar sol por pelo menos 15 minutos, em horários em que é menos agressivo (antes das 10h e após as 16h), mantendo braços e pernas expostos.

Quando se vive em locais frios, em épocas frias ou nubladas, ou ainda quando se tem alguma dificuldade de absorção, recomenda-se a ingestão de suplemento.

No entanto, deve-se tomar cuidado com o seu uso indiscriminado, sem o devido acompanhamento médico, pois o excesso da vitamina pode causar intoxicação, com sintomas de leves a graves, podendo levar à morte.

3. Beba bastante água.

Mulher bebendo água. Manter-se hidratado fortalece a imunidade.

A hidratação é fundamental para o adequado funcionamento do nosso organismo. 

A ingestão suficiente de água é importante para eliminar o excesso de impurezas de nosso corpo, o que é fundamental para a prevenção de doenças.

Logo, manter-se hidratado é uma das melhores formas de como aumentar a imunidade.

A quantidade de água necessária ao dia varia de acordo com diversos fatores como idade, sexo, peso, prática de atividades físicas, etc. 

Normalmente, 2 litros de água é o bastante. Há pessoas que precisam de um pouco menos e outras, bem mais. 

Chás, sucos e a água presente em frutas são bem importantes, mas não devem entrar nessa conta.

4. Exercite-se mais.

A prática regular de atividade física aumenta a produção de endorfina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de bem-estar

Além disso, o aumento da produção de serotonina favorece a redução do cortisol, hormônio que em excesso provoca estresse, o que você deve evitar a fim de manter sua imunidade alta.

5. Tire um descanso entre atividades.

Ao realizar qualquer atividade que exija esforço físico ou mental, seja no trabalho ou em sua casa, é importante tirar uma pausa, de tempo em tempo, para respirar fundo e apagar a mente

Isso desacelera a frequência cardíaca e promove o relaxamento. O resultado é a redução do estresse e o aumento da produtividade.

6. Evite álcool e tabaco.

O consumo excessivo de álcool e tabaco enfraquecem o sistema imune

O consumo excessivo de álcool pode causar diversos problemas de saúde, como:

Portanto é preferível evitá-lo. Caso não abra mão de uma bebidinha, reduza a frequência e opte por bebidas com menor teor alcóolico, como a cerveja.

Já o cigarro deve ser abolido. Entre os danos à saúde podemos citar: 

7. Cuidado com dietas.

Evite dietas sem o devido acompanhamento médico.

Determinadas dietas, por restringirem certos tipos de alimentos, podem a médio ou a longo prazo afetarem a sua saúde imunológica

Portanto, é importante consultar um nutrólogo/nutricionista antes de aderi-las.

Um exemplo é a dieta low carb, a qual restringe carboidratos, e a paleolítica, que restringe trigo, leite e derivados. 

Todos os alimentos citados são bem importantes, e a interrupção de forma repentina, sem a orientação de um especialista, pode causar danos à sua saúde e à sua imunidade.

8. Durma bem.

Devido a inúmeros problemas que passamos nos dias atuais, a insônia é um mal cada vez mais recorrente, afetando 40% da população mundial.

Dormir mal pode causar irritação, perda de memória, enfraquecimento do sistema imune e o surgimento de diversas doenças.

Se você sofre com este mal ou quer melhorar a qualidade do seu sono, confira nossas 8 dicas de como evitar a insônia, pois todas elas também são dicas de como aumentar a imunidade.

Considerações finais.

Como vimos, a adoção de hábitos de vida saudáveis é fundamental para fortalecermos a nossa imunidade, e ficarmos livres de doenças.

Adotando nossas 8 dicas de como aumentar a imunidade, com certeza a sua saúde irá de vento em popa.

Compartilhe nas redes

Picture of Raphael Tavares
Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

5 thoughts on “Xô, doenças! 8 dicas de como aumentar a Imunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *