Julho 22, 2024
Os benefícios do missô para a saúde são inúmeros

Proteico, probiótico, funcional… os benefícios do missô para a saúde são inúmeros. Conheça mais sobre esse incrível alimento japonês no artigo que segue.

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Índice de conteúdos.

O que é missô?

Alguns alimentos, além de nutritivos, produzem vários efeitos benéficos ao corpo, sendo considerados funcionais.

O missô, uma pasta japonesa feita a partir da fermentação da soja e do sal, e em alguns casos também arroz, é um deles.

Abaixo, trouxemos 5 benefícios do missô, este incrível alimento nipônico. Vale conferir e experimentar!

Conheça 5 benefícios do missô para a saúde.

Os benefícios do missô para a saúde são inúmeros

1. Ótima fonte de proteínas.

Por ter a soja como base, o missô é uma excelente fonte de proteínas (12 g em uma porção de 100 g).

Além disso, ele possui todos os 9 aminoácidos essenciais, aqueles que necessitamos e o nosso corpo não produz.

Por exemplo, o triptofano, que regula a formação de serotonina, hormônio do bem-estar, e o BCAA (leucina, valina e isoleucina), importantes para a síntese proteica, contração e crescimento dos músculos.

2. Fonte de antioxidantes.

O missô apresenta vitaminas com ação antioxidante (EK), as quais combatem o estresse oxidativo nas células, prevenindo o aparecimento de radicais livres, causadores de doenças como o Parkinson e diversos tipos de câncer.

A vitamina E, em especial, é um dos mais poderosos antioxidantes, com ação tanto no sistema cardiovascular quanto no sistema nervoso central, protegendo os neurônios e ajudando a preservar a memória.

Já a vitamina K, um estudo recente descobriu o seu importante papel antioxidante, evitando a morte celular ferroptótica, prevenindo males como o Alzheimer e lesões em alguns órgãos.

3. Missô é probiótico.

O mais conhecido e o principal entre os benefícios do missô é o seu efeito probiótico.

Por ser um alimento fermentado, ele contém enzimas e bactérias benéficas que regulam a microbiota intestinal, melhorando seu trânsito, a digestão, a absorção de nutrientes e prevenindo doenças.

Além disso, estudos mostraram que as bactérias boas produzem vitaminas no intestino, como a K e a B12, como subproduto de sua fermentação.

A vitamina K se destaca por sua ação antioxidante e por contribuir para o fortalecimento dos ossos, ajudando na fixação do cálcio.

A vitamina b12 participa da formação das hemácias (glóbulos vermelhos), na regeneração muscular e no cérebro, como neuroprotetor, preservando a memória.

Porém, é importante destacar que a quantidade de vitaminas produzida por bactérias intestinais é limitada e não substitui a ingestão adequada por meio da alimentação.

4. Fortalece a imunidade.

Graças a seus efeitos antioxidantes e probióticos, o alimento contribui para o fortalecimento da imunidade.

Uma microbiota saudável está ligada a uma melhor resposta imunológica nos tornando mais resistentes a doenças e infecções.

5. Missô possui poucas calorias.

O missô é um alimento bem reduzido em calorias: uma colher de sopa (20g) contém apenas 35 kcal.

Porém, ele não deve ser consumido com exageros, como veremos abaixo.

Quanto de missô consumir?

Apesar dos benefícios do missô, eles se sobressaem apenas se o consumo for moderado.

Isso devido a seu alto teor de sódio, ingrediente obrigatório usado em seu processo de fermentação.

Uma colher de sopa contém entre 700 e 1000 mg de sódio, a depender da marca, o que equivale de 35% a 50% da recomendação da OMS (2000 mg).

O sódio em excesso pode ocasionar problemas como:

Além disso, esses problemas podem levar a quadros mais sérios como disfunções renais e cardiopatias.

Mas não é motivo para se preocupar: felizmente, uma colher de sopa é o suficiente para a percepção de todos os seus benefícios.

O missô tem contraindicações?

Por ser um alimento com alto teor de sódio, não é indicado nos seguintes casos:

Além disso, é preciso lembrar que o missô é um alimento à base de soja, e portanto, não é indicado a alérgicos ao grão de soja.

Como preparar o missô?

Missoshiro: um tipo de sopa feito a partir da pasta do missô. Suave e saborosa.

O missô é normalmente consumido na forma de missoshiro, uma “sopa” bem simples de preparar: 

  • Dissolva a pasta em água, mexendo até levantar fervura;
  • A receita mais simples e tradicional acompanha cebolinha e pedaços de tofu.

As receitas tradicionais de missô são bem simples, pois em razão de suas propriedades digestiva e probiótica, ele é normalmente consumido como entrada de pratos mais elaborados.

Porém, nada impede de incrementá-lo, adicionando outros ingredientes como cogumelos (shimeji, shitake), algas (nori), vegetais (acelga, couve) e até mesmo macarrão (udon, bifum).

O missô também é muito utilizado no preparo de molhos: para o tempero de carnes, legumes, risotos e caldos.

Missô: onde comprar?

É bem fácil encontrá-lo para compra, pois encontra-se disponível na ala de orientais de qualquer mercado. 

Como não é necessário mantê-lo sob refrigeração (quando lacrado) também é possível comprá-lo pela internet.

Não perca nossas receitas com missô!

Faço um convite a vocês, amigos leitores, a conferirem nossas receitas com missô.

Considerações finais.

Como vimos, os benefícios do missô são vários. Porém, apesar de pouco calórico, o seu consumo deve ser moderado, devido ao alto teor de sódio em sua composição.

As dicas deste artigo não substituem o devido acompanhamento com um profissional da nutrição.

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Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

1 thought on “Conheça o Missô: alimento japonês nutritivo e funcional que previne doenças

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