Julho 15, 2024
cachos de uva bordô

Rica em diversos antioxidantes, esta uva tem grande potencial de prevenir doenças cardíacas e diversos tipos de câncer. Descubra qual é logo abaixo! 🍇

Compartilhe nas redes

Indice de conteúdos.

Introdução.

A uva é uma fruta muito saudável, conhecida principalmente por seus benefícios para a imunidade, coração, pressão e diabetes.

No entanto, há uma variedade que vem ganhando holofotes nos últimos anos, por conta de sua cor mais escura e da alta concentração de antioxidantes ligados à prevenção de doenças cardiovasculares e câncer: estamos falando da uva bordô!

Apesar de ser produzida em grande escala no país, por que não a vemos em feiras, quitandas e mercados? Ela é mesmo tão benéfica à saúde? Essas e outras informações acerca desta incrível fruta serão esclarecidas neste artigo!

Qual a origem da uva bordô?

A uva bordô surgiu no ano de 1840 em Ohio (EUA). É também conhecida por Ives Seedling, pois foi selecionada por Henry Ives, membro de uma notável família de vinicultores.

Dos EUA, ela foi levada para Portugal, e no início do século XX chegou ao Brasil.

Atualmente, ela é produzida no sul, sudeste e nordeste, regiões com as condições climáticas e de solo mais propícias ao seu desenvolvimento.

Uva bordô: o que a diferencia de outras uvas roxas?

Uva bordô quais as principais diferenças?

O primeiro diferencial desta uva é possuir uma cor roxa mais forte, em tom violeta, em razão de um maior teor de antocianina, substância que além de pigmentar, possui forte ação antioxidante.

A antocianina é associada à prevenção de vários doenças, como cardíacas e alguns tipos de câncer.

O segundo, e não menos importante, é ter alta concentração de resveratrol (na casca), outro poderoso composto antioxidante, também associado a um menor risco de câncer e doenças cardiovasculares.

A combinação dessas 2 substâncias torna a uva bordô uma importante aliada à nossa saúde, sobretudo na prevenção de doenças cardíacas.

Outros pontos a considerar são seu amargor mais acentuado e seu sabor menos adstringente (aquela sensação de boca amarrada, ao consumimos a casca e as sementes da uva).

Outros benefícios da uva bordô.

  • Melhora a digestão e o movimento do trato intestinal, por ser rica em fibras;
  • Fortalece a imunidade, em razão do forte poder antioxidante;
  • Bactericida;
  • Antiprotozoária, capaz de inibir a enzima associada à reprodução da leishmania, protozoário causador da leishmaniose.

Como consumir a uva bordô?

Suco de uva bordô

Apesar de produzida em grande escala no país, por que não a encontramos em feiras, quitandas e mercados?

O motivo é bem simples: isso ocorre, principalmente devido a seu amargor, o que não a torna atrativa para o consumo in-natura.

Porém, seus atributos a faz ser muito valorizada para a produção de vinhos e sucos.

Sendo assim, a forma mais saudável de consumo desta fruta é seu suco de uva integral.

A quantidade recomendada diária é de 200 a 300 mL para adultos, o que é suficiente para a percepção dos vários benefícios que ela traz.

Onde posso comprar a uva bordô?

Como é um produto em alta, o suco de uva bordô é facilmente encontrado em supermercados, em lojas de produtos naturais e na internet.

A organovita produz um suco de uva (100% bordô) integral orgânico de ótima qualidade, com matéria-prima selecionada, da agricultura familiar da região de Garibaldi (Serra Gaúcha).

Adquira-o no conforto do seu lar, com toda confiabilidade e segurança do Mercado Livre, no anúncio abaixo.

Considerações finais.

Como vimos ao longo do artigo, a uva bordô na forma de suco tem um forte poder antioxidante, sendo uma bebida bastante funcional.

As dicas deste artigo não dispensam o acompanhamento de um profissional da área de nutrição.

Compartilhe nas redes

Picture of Raphael Tavares
Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *