Julho 22, 2024
Chás proibidos em caso de dengue

Sabiam que existem chás proibidos em caso de dengue?

A dengue tem se tornado cada vez mais prevalente no Brasil, principalmente no calor, quando a multiplicação do aedes aegypti é maior.

Apesar de na maioria dos casos os sintomas serem leves, a doença pode evoluir para formas mais graves como a dengue hemorrágica

Muitas pessoas recorrem a remédios caseiros, como chás de ervas, para aliviar os seus sintomas. No entanto, é importante saber que nem todos os chás são seguros em casos de dengue. 

Alguns, inclusive, podem aumentar o risco de complicações como a própria dengue hemorrágica.

Neste artigo, falaremos sobre os chás proibidos em caso de dengue e por quê você deve evitá-los.

Também daremos dicas seguras que podem ajudar a aliviar os sintomas da doença. Vamos começar?

Compartilhe nas redes

Índice de conteúdos.

Quais os chás proibidos em caso de dengue?

Chás que contêm ácido salicílico, ou substâncias com ação semelhante, são contraindicados em caso de dengue, pois podem causar enfraquecimento dos vasos e aumentar as chances da evolução do quadro para uma dengue hemorrágica.

Os chás feitos das ervas abaixo, que inclusive são comumente utilizados em casos de viroses, são bons exemplos que devem ser evitados:

Além dessas, também existem outras plantas que devem ser evitadas, por agravarem os sintomas da dengue, os sangramentos e as hemorragias. São estas abaixo:

Alguns fármacos também devem ser evitados.

A classe de farmacos dos salicitatos, como é o caso da aspirina e o AAS, não devem ser utilizados por pacientes que estão com suspeita ou que foram diagnosticados com dengue.

Esses medicamentos possuem efeito analgésico e antitérmico, ajudando no alívio de dores e febres. 

Porém, eles podem afetar a coagulação de pacientes com dengue, elevando o risco de sangramentos e o agravamento da doença.

Então, quais chás são permitidos em caso de dengue?

Chá de camomila é um dos exemplos de chás permitidos em caso de dengue.

Felizmente, há chás permitidos em caso de dengue, que ajudam no alívio de seus sintomas. Seguem excelentes exemplos abaixo:

Chá de camomila: possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias, ajudando no alívio das dores de cabeça e náuseas.

Chá de hortelã: possui propriedades analgésicas, digestivas e também anti-inflamatórias, ajudando no alívio de náuseas, vômitos, dor de cabeça, febre e dor muscular.

Chá de erva cidreira: ajuda a aliviar a dor, o desconforto e a ansiedade que muitas pessoas sentem durante a dengue.

Chá de capim-cidreira: também é um ótima opção para alivio dos sintomas da dengue, por conta de sua ação analgésica e anti-inflamatória.

Atenção ⚠️

Vale ressaltar que os chás sugeridos não substituem o acompanhamento com um médico, que pode prescrever medicamentos como antitérmicos e anti-histamínicos.

Portanto, eles devem ser usados apenas para complementar o tratamento.

Dica extra: beba água de coco.

Água de coco

Em casos de vômitos e diarreia, é essencial manter-se hidratado e a água de coco é um ótimo hidratante natural, pois é rica em potássio e magnésio, ajudando na reposição desses minerais perdidos.

Além disso, a água de coco também é benéfica para a imunidade, pois é rica em diversos antioxidantes, como a vitamina C, que ajuda a reforçar as defesas do organismo.

Considerações finais.

Em tempos de dengue as dicas acima são de grande valia e utilidade pública, pois muitos dos chás proibidos em caso de dengue são comumente indicados para viroses.

Porém, como já dito, elas de forma alguma substituem o devido tratamento médico.

Compartilhe nas redes

Picture of Raphael Tavares
Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

1 thought on “Atenção! Não beba estes chás caso esteja com dengue (ou suspeite!)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *