Julho 22, 2024
A manga traz inúmeros benefícios à saúde.

A manga, uma fruta tropical muito apreciada em todo mundo, não é apenas deliciosa, mas também oferece uma série de benefícios à saúde.

Neste artigo, abordaremos 8 benefícios da manga à saúde, assim como outras informações valiosas a respeito desta incrível fruta. Vamos começar?

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Índice de conteúdos.

Manga: principais nutrientes.

A manga, tanto a polpa quanto a casca, é rica em diversos nutrientes benéficos à saúde, entre os quais vale destacar:

Os 4 principais tipos de manga no Brasil.

4 principais tipos de manga no brasil: espada, tommy, rosa e palmer

1. Manga espada.


manga espada é uma das variedades mais populares no Brasil e isso se deve a sua ampla disponibilidade em todo o território, devido a sua grande produção e ao baixo preço.

Ela se destaca por alguns atributos distintos: um formato bem pontiagudo, que inclusive lhe rendeu o nome, uma polpa fibrosa e um caroço volumoso, representando 40% da fruta.

Apesar da grande quantidade de fibras, a manga espada é muito saborosa. No entanto, por não ser uma manga de corte, muitas pessoas a evitam devido à dificuldade em comê-la.

2. Manga rosa.

manga rosa é uma variedade muito apreciada, principalmente na região nordeste, o seu pólo produtivo. 

Sua boa popularidade é devido à sua suculência, doçura e baixa quantidade de fibras, o que a torna ideal para o consumo in natura.

Ela também se destaca por ser uma fruta bastante grande (pode atingir até 2 kg!), e seu nome deriva da coloração rosada que adquire quando ela está madura.

3. Manga tommy.

manga Tommy Atkins é uma das variedades mais consumidas no Brasil e no mundo. A sua popularidade se deve à alta produção e à notável resistência ao apodrecimento, o que a torna uma opção frequente em mercados e feiras.

As características da manga Tommy incluem um formato oval, uma casca vermelha e púrpura (quando madura), uma bem firme e suculenta e um sabor bem doce.

4. Manga Palmer.

manga Palmer é uma variedade originária da Flórida (EUA) e goza de grande popularidade não apenas no Brasil, mas também em outros países tropicais.

Suas características distintivas incluem um formato oval, com uma base larga e uma ponta fina, uma casca vermelha quando madura e uma polpa suculenta, macia e dulcíssima.

Existem diferenças nutricionais entre os tipos de manga?

Embora todos os tipos compartilhem características gerais, como grandes quantidades de vitamina A e C, elas apresentam diferenças nutricionais. 

A Tommy, por exemplo, destaca-se por uma maior quantidade de carotenoides em sua casca, enquanto a Palmer é ótima fonte de vitamina Epotássio.

Em resumo, todas possuem os mesmos nutrientes, porém em concentrações diferenciadas.

Conheça 8 benefícios da manga.

Benefícios da manga para a saúde

1. É anti-inflamatória.

A manga é rica em diversos compostos com ações anti-inflamatórias como a vitamina A e compostos fenólicos como a mangiferina, a benzofenona e o ácido gálico.

Porém, grande parte desses compostos estão concentrados em sua casca, que pode ser utilizada no preparo de chás, geleias ou até ingeridas crua, junto com a fruta.

Sendo assim, a manga, como também a sua casca, pode ser muito útil em tratamentos de doenças inflamatórias como:

2. Melhora a saúde da pele.

O efeito benéfico para a pele é graças às vitaminas A e C e aos carotenoides, presentes em maior concentração na casca.

A vitamina A, como também a C, atuam diretamente no processo de renovação celular e na síntese do colágeno, reduzindo rugas e deixando a pele mais tonificada.

Já os carotenoides atuam protegendo a pele contra a ação dos raios UV, melhorando sua textura e atenuando rugas.

3. Melhora a saúde digestiva.

Um dos benefícios da manga mais notáveis é a sua ação digestiva. Isso é graças, principalmente, às amilases, à mangiferina e às fibras solúveis.

As amilases são enzimas que facilitam a quebra e a absorção do amido e glicogênio presentes no alimento.

Já a mangiferina, atua tanto no fígado, melhorando o funcionamento da bile, que é responsável pela digestão de gorduras, quanto no intestino, ajudando na movimentação intestinal.

4. Tem baixo índice glicêmico.

Apesar de ser uma fruta bem doce, a manga é considerada de baixo índice glicêmico e isso se deve, em especial, a sua grande quantidade de água e fibras, que contribuem para a desaceleração da absorção do açúcar.

5. Melhora a saúde da visão.

A manga conta com antioxidantes como a zeaxantina e a luteína que protege os olhos contra a radiação solar.

Além disso, a vitamina A é necessária para o bom funcionamento da retina e previne o surgimento de doenças como a cegueira noturna.

6. Melhora a memória.

Graças à presença da glutamina, um aminoácido importante para as funções cerebrais, a manga contribui para a melhora da concentração e a memória.

7. Fortalece a imunidade.

A manga é rica em diversas vitaminas com ação antioxidante como as A, C, E e K, e também minerais zinco e selênio, que estimulam a produção de nossas células de defesa.

Além disso, ela é rica em fibras solúveis e água, o que favorece a regulação da microbiota intestinal, melhorando nossa imunidade e a saúde como um todo.

8. Previne o câncer.

As diversas substâncias antioxidantes que a compõem contribuem para a diminuição do estresse oxidativo das células, evitando a aparição de radicais livres, causadores de vários tipos de câncer.

E a casca da manga, como consumir?

Casca de manga é mais nutritiva que a própria manga

Como vimos, a casca da manga é onde está concentrada a maior parte de seus nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, e também fibras.

Portanto, os benefícios da manga são observados de maneira potencializada ao consumir a casca.

Mas de que forma você pode consumi-la e aproveitar todos seus benefícios? Abaixo daremos algumas sugestões:

Manga: existem contraindicações?

Praticamente não há contraindicações ao consumo de manga, porém há casos em que ela deve ser consumida com moderação

Algumas de nossas receitas com manga.

Considerações finais.

Como vimos, a manga é muito mais que uma fruta suculenta e saborosa, ela nos oferece uma combinação única de nutrientes que beneficiam nossa saúde de várias formas.

As dicas deste artigo não substituem o acompanhamento com um médico ou nutricionista.

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Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

2 thoughts on “Manga: uma fruta deliciosa, suculenta e com vários benefícios à saúde

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