Julho 22, 2024
Benefícios do alho

Versátil, aromático e saboroso, o alho é um ingrediente culinário utilizado no mundo todo.

Porém, mais do que adicionar vida e sabor às nossas refeições, ele é um alimento altamente benéfico à saúde, não sendo a toa que é considerado superalimento e planta medicinal.

Este artigo abordará os principais benefícios do alho à saúde, e mais informações valiosas acerca deste incrível alimento. Vamos começar?

Compartilhe nas redes

Índice de conteúdos.

Conheça 7 benefícios do alho à saúde.

1. Combate micro-organismos.

O alho contém alicina, um composto sulfurado com ação antimicrobiana que possui a capacidade de inibir a multiplicação de bactérias, fungos e vírus.

Inclusive, a alicina também ajuda na eliminação de toxinas e bactérias ruins no trato intestinal.

2. Previne vários tipos de câncer.

A alicina e também outros compostos sulfurados, como o alhoeno e a aliina,  têm ação antioxidante.

Eles protegem nossas células contra radicais livres e estimulam enzimas que desintoxicam o corpo, prevenindo diversos tipos de câncer, como gástrico e cólon.

3. Promove a saúde cardiovascular.

O alho reduz os níveis de colesterol LDL (“ruim”) e triglicerídeos no sangue, diminuindo o risco de aterosclerose e doenças cardíacas.

Estudos mostraram que o consumo diário de refeições temperadas com alho e cebola pode reduzir o colesterol LDL em até 40%.

Além disso, os diversos compostos sulfurados do alho são hipotensores, regulando a pressão arterial e evitando a formação de coágulos.

4. Alho é anti-inflamatório

Os compostos sulfúricos do alho, em especial a alicina e o ajone, têm ação anti-inflamatória.

Esses compostos se motraram bem eficazes na redução de inflamações associadas a diversas condições de saúde, como a artrite reumatoide

5. Melhora a saúde digestiva.

O alho também traz alguns benefícios à saúde digestiva.

Além do combate a bactérias ruins no trato intestinal conferido pela alicina, o alho também possui ação prebiótica, pois é rico em fibras.

As fibras favorecem o crescimento de bactérias boas intestinais, melhorando a digestão.

6. Promove a saúde respiratória.

O alho pode ser muito útil ao tratamento de diversos problemas respiratórios como gripes, resfriados, tosse, bronquite e até mesmo asma.

Isso é graças a suas propriedades expectorantes e antissépticos. Além disso, o alho tem ação contra infecções respiratórias generalizadas, reforçando o sistema imunológico.

7. Tem ação neuroprotetora.

alicina e o selênio, presentes no alho, têm ação antioxidante.

O consumo frequente ajuda a proteger as células cerebrais contra os danos causados por radicais livres.

Isso pode ser positivo na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e a demência.

Benefícios do chá de alho.

Além de seu uso condimentar, os beneficios do alho também podem ser percebidos na forma de chá.

O chá de alho é ótimo para combater e prevenir gripes e resfriados, devido a suas  propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antioxidantes.

Confira abaixo uma ótima receita de chá de alho.

🍵 Chá de alho, mel e limão.

Ingredientes.

  • 1 dente de alho
  • Suco de ½ limão
  • 1 xícara (de chá) de água
  • 1 colher (de chá) de mel

Modo de preparo.

  1. Amasse o dente de alho e reserve.
  2. Coloque a água numa panela e leve ao fogo para ferver.
  3. Após apagar o fogo, adicione o alho amassado e tampe a panela, deixando repousar por 5 minutos.
  4. Coe a bebida, acrescente o suco de limão e o mel, misture bem e beba em seguida.

Alho: quantidade diária recomendada.

A quantidade recomendada de alho pode variar dependendo do uso e da tolerância de cada pessoa.

No geral, os especialistas sugerem que a ingestão diária de alho varie de metade a um dente inteiro por dia.

Entretanto, para benefícios específicos como a redução do colesterol, estudos mostraram que cerca de 900 mg de alho por dia (cerca de metade de um dente) podem ser eficazes. 

Nutricionistas também recomendam que um adulto normal não deve consumir mais do que 3 dentes por dia.

Existem contraindicações no consumo do alho?

Embora o consumo regular do alho traga benefícios à saúde, algumas pessoas devem ter cautela:

  • Problemas de coagulação: o alho pode afinar o sangue, o que pode ser arriscado a pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes.
  • Alergias: algumas pessoas podem ser alérgicas ao alho e apresentar reações adversas, como coceiras, urticárias e problemas gástricos.
  • Problemas gastrointestinais: o alho pode causar desconforto gástrico em algumas pessoas.

Considerações finais.

Como vimos, o alho não é apenas um ingrediente versátil, mas também um poderoso aliado da saúde.

Com os vários benefícios do alho, que vão desde ações antibacterianas e antivirais até a proteção neural, o alho se destaca como um superalimento.

No entanto, é importante consumi-lo de forma moderada, respeitando a quantidade diária recomendada, a fim de evitar efeitos adversos.

As contraindicações também devem ser levadas em consideração, em especial àqueles que têm condições médicas específicas ou tomam certos medicamentos.

Incorporar o alho na dieta pode ser uma maneira simples e eficaz de promover um estilo de vida mais saudável, desde que feito de forma consciente e informada. Viva o alho!

Compartilhe nas redes

Picture of Raphael Tavares
Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *