Julho 22, 2024
Benefícios do abacate

O abacate, com sua textura cremosa e sabor suave, é bem mais do que apenas uma fruta agradável para o consumo.

Rico em nutrientes essenciais, ele é um superfruto que oferece uma série de benefícios para a saúde.

Neste artigo falaremos de 10 principais motivos pelos quais você deve incluir o abacate em sua dieta. Vamos conferir?

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Índice de conteúdos.

Quais os nutrientes do abacate?

O abacate contém diversos nutrientes, como gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Entre eles, vale a pena destacar:

Conheça 10 benefícios do abacate.

Benefícios do abacate

1. Melhora a absorção de vitaminas.

O abacate é rico em gorduras saudáveis, como os ômegas 3, 6 e 9, que ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.

Isso significa que incluir abacate na sua dieta pode potencializar os benefícios das vitaminas, que inclusive o abacate é ótima fonte (menos a D).

2. Melhora a saúde da pele.

Graças à presença das vitaminas A, E e C, antioxidantes, o abacate ajuda a manter a pele saudável e com aparência jovem.

Ele também auxilia na produção de colágeno, que é essencial à elasticidade da pele e prevenção de rugas e estrias.

3. O abacate previne câncer de próstata.

Estudos sugerem que a ingestão regular de abacate pode estar associado à redução do risco de câncer de próstata.

Isso é devido a fitoquímicos presentes nele, como a luteína, que apresentam propriedades anticancerígenas.

4. Melhora a digestão.

As fibras presentes no abacate ajudam a regular o trânsito intestinal e prevenir a prisão de ventre.

Além disso, as gorduras saudáveis em que ele é rico também, contribuem à saúde do sistema digestivo, como, por exemplo, estimulando a produção da bile, que é responsável pela digestão de gorduras.

5. Melhora a visão.

O abacate contém luteína e zeaxantina, 2 antioxidantes que protegem os olhos contra danos causados pelos raios UV e ajudam a prevenir doenças oculares relacionadas à idade.

6. Reduz o colesterol.

As gorduras boas do abacate possuem funções anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar o colesterol bom (HDL), prevenindo e combatendo a aterosclerose e evitando o surgimento de cardiopatias.

7. Controla a pressão arterial.

O potássio e o magnésio presente no abacate ajudam a regular a pressão, contribuindo também para a saúde do coração.

8. Alivia inflamações.

O abacate contém diversas substâncias anti-inflamatórias como ácidos graxos ômegas 3, 6 e 9 e vitamina E.

A redução da inflamação no corpo é fundamental para prevenção e redução de doenças inflamatórias como a artrite reumatoide.

9. Abacate emagrece.

O beta-sitosterol, presente em boas quantidades no azeite de abacate, ajuda a emagrecer pois controla os níveis de cortisol, hormônio que em excesso gera estresse e compulsão alimentar.

Além disso, os antioxidantes e ácidos graxos do abacate contêm propriedades anti-inflamatórias as quais favorecem a queima de gordura.

10. Abacate é bom para o diabetes.

Rico em fibras e baixo em carboidratos, o abacate tem baixo índice glicêmico, podendo ser consumido por diabéticos.

Mais do que isso, o abacate é rico em ácido oleico, que pode contribuir para melhorar a sensibilidade à insulina e regular os níveis de açúcar no sangue.

O Azeite de abacate tem contraindicações?

Apesar dos inúmeros benefícios do azeite de abacate, em algumas situações ele é contraindicado.

Apesar de serem diversos os benefícios do abacate, há contraindicações em seu consumo. 

Algumas pessoas possuem alergia ao abacateAlém disso, algumas pessoas têm intolerância ao abacate devido a hidratos de carbono de cadeia curta, condição que causa alguns distúrbios digestivos.

Avocado é um tipo de abacate?

Avocado é um tipo de abacate?

Não. Embora sejam parecidas, tanto na aparência quanto nos nutrientes, o avocado não é um tipo de abacate, mas um “parente”, pois pertence à mesma família biológica.

Porém, há algumas diferenças físicas e nutricionais entre eles. Citaremos as principais abaixo:

É bem fácil identificá-los pela aparência: enquanto o abacate tem casca lisa, o avocado é menor e tem casca rugosa.

Quanto ao uso culinário, o abacate, por ser mais pastoso, é mais indicado no preparo de mousses e molhos. Já o avocado, mais firme, é melhor quando a receita pede para que a fruta seja em cubos e pedaços.

Em resumo, as 2 frutas são bastante nutritivas e trazem basicamente os mesmos benefíciosEscolha aquela que preferir ou a que se adapte melhor à receita que você deseja preparar! 🥑🥑

Qual o consumo máximo recomendado de abacate?

A recomendação dos especialistas é consumir cerca de 100 gramas da fruta por dia. Por ser muito nutritivo, esta porção é o suficiente para a percepção de seus benefícios, com o consumo regular.

Não exagere na quantidade, em especial se estiver buscando perder peso, pois o abacate é relativamente calórico.

Algumas de nossas receitas com abacate.

Considerações finais.

Em resumo, o abacate é um verdadeiro tesouro nutricional com benefícios que vão desde a melhora da saúde da pele até a prevenção de doenças crônicas.

Portanto, não deixe de aproveitar essa fruta incrível e versátil nas refeições, mas consuma com moderação, pois apesar dos benefícios, ele é bastante calórico.

As dicas deste artigo não substituem o acompanhamento com um médico ou nutricionista.

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Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

1 thought on “Abacate: um superfruto repleto de benefícios à saúde

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