Julho 15, 2024
Dicas para preparar feijão: acabe com os gases

O feijão é um alimento muito nutritivo e saboroso, não sendo à toa que junto com o arroz, são a base alimentar dos brasileiros. 

Quem não gosta de um feijãozinho carioca bem temperado, ou ainda, uma bela feijoada?

Porém, apesar de sua popularidade, é comum sofrer com gases ao consumi-lo, e por isso, muitos o evitam devido ao constrangimento e ao desconforto que passam com a situação.

Felizmente, existem alguns métodos de preparo, bem como outros truques, que diminuem em muito as chances de você sofrer flatulência.

Fique com a gente e confira 5 dicas para preparar feijão e se ver livre da flatulência. Aproveite os benefícios do alimento sem sofrer com os efeitos indesejados!

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Índice de conteúdos.

Afinal, por que o feijão causa gases?

O motivo pelo qual o feijão causa gases, assim como a lentilha e a soja, todas leguminosas, são os oligossacarídeos, um tipo de carboidrato, e também os fitatos.

Oligossacarídeos são carboidratos não digeríveis por nosso organismo. Quem acaba efetuando esse papel são as bactérias intestinais, que por conta disso, acabam por produzir grande volume de gases intestinais.

Já os fitatos, atuam como inibidores enzimáticos, atrapalhando ainda mais o processo digestivo, o que contribui para o aumento dos gases.

Como evitar os gases ao consumir feijão?

Existem alguns métodos, que quando aplicados, diminuirão em muito os gases, reduzindo as chances de você sofrer com flatulência. Confira 5 dicas para preparar feijão e se ver livre deste problema!

5 dicas para preparar feijão e acabar com os gases.

1. Deixe o feijão de molho por algumas horas.

Feijão de molho

Uma ótima estratégia para diminuir os oligossacarídeos e fitatos é deixar o feijão de molho em água fria ou morna pelo período de 8 a 12 horas, e depois enxaguá-lo bem antes de cozinhá-lo.

Esse período de molho também serve para diminuir o tempo de cocção do feijão, pois ele ficará mais macio.

2. Adicione sumo de limão.

Outra dica para melhorar a digestão do feijão é adicionar o sumo de meio limão taiti a essa água, pois ele possui propriedades digestivas que reduzirão a produção de gases ao consumir o feijão.

Como alternativa, também pode ser usado uma colher de sopa de qualquer vinagre.

3. Cozinhe-o da forma correta.

Cozinhar o feijão da maneira correta também contribuirá para a melhora de sua digestão. 

O tempo ideal de cocção do feijão na panela de pressão é de 20 a 40 minutos. Quanto mais macio ele estiver, mais fácil ele será digerido.

Outro ótimo método para reduzir a formação de gases é cozinhá-lo com ervas como louro ou manjericão, pois elas contêm propriedades digestivas que ajudarão na digestão do alimento.

4. Beba chás digestivos.

O consumo de chás, como erva-doce, cidreira e hortelã, contribuirão para o digestão, reduzindo a formação de gases intestinais. O ideal é consumi-los de 15 a 30 minutos antes das refeições.

5. Consuma o feijão Azuki.

Feijão azuki é a opção mais digestiva, devido a menor quantidade de oligossacarídeos

Se a adoção de todas as práticas acima não for o suficiente para a redução dos gases, talvez trocar o tipo de feijão seja uma boa ideia.

O Azuki é uma variedade japonesa que além de ser bem nutritiva,  tem menor quantia de oligossacarídeos, portanto, é o tipo ideal para quem sobre com flatulência.

Além disso, assim como outros feijões, o Azuki é excelente fonte de proteínas, fibras e diversas vitaminas e minerais.

Considerações finais.

A adoção de todas essas práticas com certeza irão te ajudar a aproveitar todos os benefícios nutricionais do feijão sem sofrer com efeitos indesejados!

As dicas deste artigo não dispensam o devido acompanhamento médico ou nutricionista.

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Raphael Tavares

36 anos, formado em Mecatrônica Industrial e há 11 anos trabalhando no Administrativo do IAMSPE (Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo). Seu hoobie é ler conteúdos relacionados à saúde e bem estar. Agora, criando seus próprios artigos.

1 thought on “5 dicas para acabar com os gases ao consumir feijão

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